No próximo dia 19 de fevereiro, a Abraceel lança, em São Paulo, um “Manual de Boas Práticas e Gestão de Riscos” para o mercado livre de energia do Brasil, com a presença de Agnes Costa (MME) e Talita Porto (CCEE)
A Abraceel está lançando o Manual de Boas Práticas e Gestão de Riscos no mercado livre de energia do Brasil. Trata-se de um documento de conduta de 68 páginas com todas as informações de estrutura de pessoal, condutas comerciais, gerenciamento de riscos, posicionamento comercial, comunicação e, principalmente, todas as metodologias adequadas para que o mercado livre de energia tenha um desempenho comercial e de atendimento com o máximo de segurança.
O presidente executivo da Abraceel, Reginaldo Medeiros, abre esse documento dizendo que a associação definiu como um dos seus principais focos de atuação esti-mular o desenvolvimento de soluções que ampliem a segurança nas operações do mercado de energia. “A Abraceel fomenta constantemente uma cultura de gestão de risco para todas as empresas que atuam no mercado livre”, diz ele.
Reginaldo Medeiros destaca que está explícita no manual a consciência da Abraceel de que o risco é aspecto inerente a qualquer atividade econômica, e lembra que em função disso seu gerenciamento é uma ferramenta essencial para garantir a integridade dos negócios. Para ele, uma sólida e moderna estrutura de risco vem se mostrando como um grande diferencial competitivo, especialmente para a comercialização de energia.
Para a Abraceel, ao mapear, analisar, avaliar e monitorar os riscos envolvidos em uma operação, é possível limitar a materialização de perdas, de forma que os riscos sejam com¬patíveis com capacidade financeira da empresa. Ou seja, gestão de risco é se pre-parar para a ocorrência de resultados adversos, e o primeiro passo nesse sentido é o conhecimento.
Dessa forma, esse Manual de Boas Práticas e Gestão de Riscos é uma iniciativa fundamental do próprio mercado livre de energia para nivelar o conhecimento sobre as melho¬res práticas para a gestão de riscos e reforçar o compromisso da Abraceel, não apenas com suas associadas, mas com todos os agentes, em prol de um mer¬cado de energia mais maduro e eficiente.
Sobre a Abraceel:
A Abraceel – Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia defende o direito da livre escolha do fornecedor de energia elétrica, a chamada portabilidade da conta de luz, e de gás natural pelos consumidores. Foi fundada no ano 2000 e atualmente conta com 95 empresas associadas, que comercializam 83% do volume de energia elétrica do segmento. Tem a finalidade de atuar junto à sociedade em geral, formadores de opinião, órgãos de governo, incentivando a livre competição de mercado como instrumento de eficiência nas áreas de energia elétrica e gás natural, atende a cerca de seis mil consumidores livres e especiais, que estão entre os maiores do país.
Informações para a imprensa Abraceel:
Fran Press Comunicação Corporativa (11) 3129-3981
Frank Rogério
Diretor de Planejamento e Estratégia de Comunicação
frank@franpress.com.br – ramal 201
Rosi Silva Veronezzi
Assistente Executiva de Atendimento
rosimeire@franpress.com.br – ramal 202