Fórum do Gás já discute questões de mercado com o aceno direto de Rodrigo Maia para a votação nas próximas semanas
O Brasil está particularmente vivendo um momento difícil com a pandemia do Covid 19 que assola o mundo, mas tem em mãos uma excelente oportunidade de expansão de mercado e geração de empregos, riquezas e investimentos. O PL 6407/2013 deve entrar nos trabalhos de votação do Congresso Nacional nas próximas semanas, acenou essa semana o presidente Rodrigo Maia.
Dezesseis entidades brasileiras já discutem os efeitos positivos dessa aprovação para o Brasil. Elas representam produtores, comercializadores, consumidores e geradores térmicos que formam o Fórum do Gás e já comentam que a nova lei deve gerar investimentos na casa dos 60 bilhões de reais para o Brasil nos próximos 10 anos, com uma geração de 4 milhões de novos postos de trabalho.
Para o diretor de eletricidade e gás da Abraceel – Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia, e coordenador adjunto do Fórum do Gás, Bernardo Sicsú, “o projeto de lei está pronto para sua aprovação. Ele encontrou uma convergência entre os políticos, governo e mercado. O gás natural é um insumo fundamental para o desenvolvimento industrial e a sustentação energética do nosso país. O Brasil não poderia ter uma oportunidade de abertura e desenvolvimento desse mercado em momento melhor”.
Aprovada, a lei do gás vai dar sustentação jurídica com um efeito positivo em toda a cadeia do produto. “Um dos pontos fundamentais da nova lei é a facilitação que ela trará para a construção de novos gasodutos, ampliando os investimentos. Além disso, estabelece a competição como eixo principal de transformação, o que é fundamental para o Brasil gerar competitividade no mercado e oferecer um produto mais barato aos seus consumidores”, comenta Bernardo.
Sugestão de entrevistado: Bernardo Sicsú, diretor de eletricidade e gás da ABRACEEL –Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia, e coordenador adjunto do Fórum do Gás, que reúne 16 entidades setoriais de produtores, comercializadores, consumidores e geradores térmicos.
Sobre a Abraceel: A Abraceel – Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia defende o direito da livre escolha do fornecedor de energia elétrica, a chamada portabilidade da conta de luz, e de gás natural pelos consumidores. Foi fundada no ano 2000 e atualmente conta com 96 empresas associadas, que comercializam 85% do volume de energia elétrica do segmento. Tem a finalidade de atuar junto à sociedade em geral, formadores de opinião, órgãos de governo, incentivando a livre competição de mercado como instrumento de eficiência nas áreas de energia elétrica e gás natural. Nos últimos 16 anos, os consumidores do Mercado Livre de energia elétrica economizaram aproximadamente 118 bilhões de reais nas contas de eletricidade. Atualmente esse mercado representa 30% de toda a energia elétrica consumida no Brasil e atende a cerca de seis mil consumidores livres e especiais, que estão entre os maiores do país. Nesse particular, merece destaque que os preços da energia no Mercado Livre foram em torno de 29% menores que as tarifas reguladas das distribuidoras no mesmo período.
Informações para a imprensa Abraceel:
Fran Press Comunicação Corporativa
(11) 99991.9246 (Watsapp)
Frank Rogério
Diretor de Planejamento e Estratégia de Comunicação
frank@franpress.com.br
Rosi Silva Veronezzi
Assistente Executiva de Atendimento
rosimeire@franpress.com.br