Público-alvo são os consumidores de alta tensão que, a partir de janeiro de 2024, estarão livres para escolher seu fornecedor de energia elétrica, conforme determina a Portaria MME 50/2022.
Com foco no consumidor, a Abraceel apresenta nova edição da Cartilha do Mercado Livre de Energia. O documento se propõe a explicar de forma didática o funcionamento do ambiente de contratação livre e ajudar consumidores a optarem por comprar energia elétrica do fornecedor que desejarem, buscando assim preços mais baixos e serviços mais aderentes às próprias necessidades.
Atualmente, o mercado livre de energia elétrica conta com mais de 35 mil unidades consumidoras de energia e se prepara para recepcionar uma nova onda de migrações, caracterizada por consumidores de energia em alta tensão de variados segmentos produtivos, de porte menor, beneficiados pelos comandos da Portaria 50/2022, do MME.
A CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) estima que 24 mil consumidores deverão migrar para o mercado livre em 2024 e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informa que cerca de 8 mil já formalizaram seus pedidos de migração juntos às distribuidoras, o que estabelece patamar recorde na busca pela energia no mercado livre.
Esse movimento está amparado na referida portaria 50, que autorizou todos os consumidores do Grupo A, que consomem energia em média e alta tensão, a migrarem para o mercado livre. Aqueles com demanda menor que 500 kW, o equivalente a contas de energia superiores a R$ 10 mil, devem migrar por meio de um comercializador varejista.
Além do foco nas dúvidas do consumidor e da linguagem de fácil compreensão, a nova Cartilha do Mercado Livre de Energia apresenta informações no formato de perguntas e respostas, sem o uso de jargões técnicos, e é facilmente compartilhável.
São cerca de 20 respostas para perguntas como o que é o mercado livre de energia, quem pode ser consumidor livre de energia, quais são os benefícios que o mercado livre de energia oferece, quais são os principais produtos e serviços oferecidos no mercado livre e o que o consumidor precisa fazer quando tiver o desejo de migrar para o mercado livre de energia.
Gratuita, a Cartilha do Mercado Livre de Energia está disponível para acesso e livre circulação. Acesse.