* Usinas solares centralizadas produziram 3.016 MW médios, dos quais 76% foram destinadas aos consumidores livres – patamar inédito
O crescimento da geração solar centralizada no Brasil está diretamente relacionado ao desempenho do mercado livre de energia, ambiente comercial onde fornecedores e consumidores negociam livremente as condições do fornecimento. Em março de 2024, o mercado livre absorveu nível recorde de geração solar, reforçando a curva de crescimento dessa fonte.
A geração solar por meio de usinas centralizadas – o que exclui a geração distribuída, localizada principalmente nos telhados dos imóveis – atingiu 3.016 MW médios, dos quais 2.287 MW médios foram destinados ao mercado livre de energia, o equivalente a 76% da produção solar centralizada naquele mês. Um ano antes, em março de 2023, a geração solar centralizada atingiu 1.945 MW médios, dos quais 45%, foram destinados ao mercado livre de energia.
Os dados fazem parte da mais recente edição do Boletim da Energia Livre, publicação da Abraceel que apresenta o panorama mensal do mercado livre de energia no Brasil atualizado com base nos indicadores mais recentes divulgados por diversas instituições e consultorias.
Confira outros destaques do Boletim da Energia Livre:
– Na esteira do novo momento de abertura do mercado, há 527 comercializadores de energia habilitados na CCEE, contra 499 um ano antes.
– Em março de 2024, 91% do consumo industrial e 37% do consumo comercial de energia elétrica foi atendido pelo mercado livre.
– Mais de 10 mil unidades consumidoras aderiram ao mercado livre nos últimos 12 meses.