* Pela primeira vez em 20 anos, o grupo de ações para aprimorar a formação de preços passou a ocupar a primeira posição entre as demandas dos comercializadores. Metas nessa bandeira envolverão propostas de aperfeiçoamento dos modelos e da governança na formação de preços. Além da formação de preços, demais prioridades dos comercializadores para 2025 são: (i) abertura, (ii) segurança e (iii) eficiência e inovação no mercado
Com desafios que crescem em quantidade e complexidade ano após ano, o aprimoramento das regras e modelos que determinam a formação de preços de energia no Brasil foi elevado ao grau máximo de prioridade pelos comercializadores de energia para 2025.Anualmente, no fim de cada ano, os associados da Abraceel discutem e votam os temas mais importantes que devem ser trabalhados pelas áreas técnicas e diretoria.
Ações relacionadas ao aperfeiçoamento na formação de preços foram as mais votadas pelos empresários e executivos das empresas no Encontro de Planejamento Estratégico da Abraceel, considerado como um termômetro das principais preocupações do mercado de comercialização de energia brasileiro.
Pela primeira vez em 20 anos, o grupo de ações associadas ao aprimoramento da governança, metodologias e modelos que determinam a formação de preços de energia foi o mais votado e deslocou para a segunda posição o grupo de ações relacionados à abertura total do mercado elétrico, bandeira histórica da Abraceel desde sua fundação em 2000. Na sequência, foram eleitos dois outros eixos temáticos, com ações para aperfeiçoar a segurança do mercado de energia e introduzir mais eficiência e inovação no setor elétrico nacional.
Segundo as empresas, há razões para eleger o aprimoramento do sistema de formação de preços de energia como “prioridade das prioridades”. Dentro dessa agenda há demandas como melhorar a qualidade e fluxo de informações que afetam a formação de preços, inclusive para garantir maior transparência e isonomia na divulgação simultânea de dados para todo o mercado.
Há também exigências para que ocorram melhorias nos modelos, incluindo dados de entrada, fluxos e processos, de forma que as empresas consigam reproduzir internamente os cenários de despacho de usinas hidrelétricas e termelétricas, o que é primordial para projetar preços de comercialização de energia e estratégias de negócios das casas.
Agenda do mercado – As prioridades do segmento de comercialização de energia são decididas anualmente em múltiplas sessões de discussão e votação no Encontro de Planejamento Estratégico da Abraceel, que congrega mais de cem empresas que representam 70% do volume de energia comercializado no mercado livre de eletricidade brasileiro. O mercado livre é responsável por fornecer 42% de toda a energia consumida no país e movimentar 77% de todo o volume comercializado no Sistema Interligado Nacional (SIN), incluindo operações comerciais entre comercializadoras, além daquelas para o consumidor final.
No encontro, realizado sempre no fim de cada ano, os participantes discutem oportunidades, ameaças e tendências no mercado de energia, indicam eixos temáticos mais importantes (chamados de bandeiras) e, dentro de cada um, determinam metas a serem discutidas e trabalhadas com órgãos da governança setorial e com instituições do mercado, buscando resolver problemas para acelerar a expansão dos negócios e e o desenvolvimento do setor.
A última edição do Encontro de Planejamento Estratégico da Abraceel foi realizada nos dias 24 e 25 de outubro, em Brasília, e elegeu, em ordem de prioridade, quatro bandeiras: formação de preços; abertura; segurança; e eficiência e inovação. Cada bandeira congrega metas a serem trabalhadas pelo segmento no ano seguinte.