Engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Paraná. Durante 28 anos, trabalhou na Companhia Paranaense de Energia (Copel), onde atuou nas áreas de Planejamento e Geração. Foi assistente da presidência da Copel por seis anos e hoje preside a Tradener, a primeira comercializadora de energia elétrica a receber a autorização da Aneel. Foi também o primeiro presidente da Abraceel, tendo exercido também um segundo mandato, que terminou em fevereiro de 2003. Reeleito e empossado em 03 de fevereiro de 2005 para mandato de dois anos. Reconduzido como vice-presidente em 02 de fevereiro de 2007, como mandato até 2009. Em março de 2009 foi eleito para mais um mandato de dois anos.
Especialista senior de Energia no Banco Mundial, baseado em Washington DC. Atualmente, desenvolve atividades na Africa voltadas para a eletrificação rural, expansão hidrelétrica, interconexões regionais e uso de gerenciamento pelo lado da demanda para mitigacao de crises de energia. Na América Latina desenvolve atividades ligadas à segunda geração de reformas de mercado. Nos últimos 25 anos, trabalhou como consultor e executivo do setor de energia, sendo diretor senior de Regulação da Enron, em Houston e em São Paulo. Nessa ocasião, e como presidente da Abraceel, participou no desenho conceitual do plano de racionamento no Brasil. A luz dessa experiencia, foi co-autor de publicação que cita o caso brasileiro como a melhor prática internacional. Também foi gerente do Projeto Estal, pelo Banco Mundial, e do Projeto RE-SEB, pelo Consórcio Coopers and Lybrand. Este último cimentou as bases do novo modelo regulatorio e institucional criado no final dos anos 1990. Engenheiro eletrônico e administrador de empresas pela UFRGS, fez MBA na Universidade da Califórnia em Los Angeles. Iniciou a carreira na CEEE, em Porto Alegre, e também foi diretor de Energia da consultora Booz Allen & Hamilton, em São Paulo e Cleveland.
Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, Ricardo Antônio Gobbi Lima foi um dos vice-presidentes e depois presidiu o Conselho da Abraceel, no período de fevereiro a agosto de 2003, quando desligou-se da associação para ocupar a Vice-Presidência Comercial da AES Eletropaulo. Entre outras atividades, foi coordenador do Programa de Privatização do Setor Energético do Estado de São Paulo, assessor da Presidência da Bovespa, assessor de Desenvolvimento do Mercado da Administradora de Serviços do Mercado Atacadista de Energia Elétrica (Asmae) e diretor da comercializadora Enertrade (Grupo Energias do Brasil).
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco, com Mestrado na Unicamp, na área de “Controle de Sistemas de Potência”. Pós-graduado em “Finanças” pelo Ibmec, é professor da Escola Politécnica de Pernambuco. Trabalhou na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e na Eletrobrás, na qual foi secretário-executivo do Programa Nacional de Conservação de Energia (Procel). Ocupou a presidência da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), entre 1998 e 2000, quando conduziu o processo de privatização da concessionária. Em junho de 2001, assumiu a presidência da Guaraniana Comércio e Serviços (GCS Energia, hoje NC Energia) e, em setembro de 2002, passou a ocupar a vice-presidência de Gestão de Energia da CPFL Energia S.A. Desligou-se dessa empresa em maio de 2011 e, em seguida, constituiu a Sol Energias, da qual é diretor. Eleito para a Presidência do Conselho de Administração da Abraceel em 11 de setembro de 2003. Reeleito e empossado em 03 de fevereiro de 2005 para mandato de dois anos. Em 02 de fevereiro de 2007, foi novamente eleito como conselheiro vice-presidente com mandato de dois anos. Ganhou um novo mandato de Conselheiro para o período de março de 2009 a março de 2011, quando ocupou a presidência do Conselho de Administração. Seu mandato de conselheiro foi renovado por dois anos, em 15 de março de 2011.Reeleito em 07 de março de 2013, por mais dois anos.
Natural do Rio de Janeiro. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado em Engenharia de Sistemas pela COPPE. Especialização em “Otimização de Sistemas de Grande Porte”. Pós-Graduado em Finanças de Mercado pelo IBMEC. Trabalhou durante 20 anos na empresa Furnas Centrais Elétricas, na área de Comercialização de Energia, transferindose para a Asmae (atual Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE), onde coordenou as áreas de Precificação e de Regras de Mercado. Atualmente, é diretor de Comercialização e Risco da Enertrade, comercializadora do Grupo Energias do Brasil. Foi coordenador do Grupo Técnico e diretor-técnico da Abraceel. Eleito e empossado em 03 de fevereiro de 2005 para mandato de dois anos como conselheiro vice-presidente da Abraceel. Em 02 de fevereiro de 2007 foi eleito presidente do Conselho de Administração, com mandato de dois anos.
João Carlos de Abreu Guimarães é engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais – turma de 1984, com MBA em finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC, de São Paulo – turma de 2002. Atuou na Cemig, Enron South América e AES Eletropaulo, tendo ocupado diversos cargos gerenciais nas áreas comercial e de desenvolvimento de negócios. Posteriormente foi diretor comercial e regulatório da Santo Antônio Energia S.A. Atualmente é diretor da EDP Comercialização e Serviços de Energia, empresa do Grupo EDP. Eleito em 15 de março de 2011, com mandato de dois anos e reeleito em 07 de março de 2013 para mais dois anos.
Graduado em Ciências Econômicas pela UFMG, Oderval Duarte foi sócio do Banco BTG Pactual, responsável pela Mesa de Comercialização de Energia e pela área de Infraestrutura. É gestor da carteira de alguns fundos, dentre elas a do FIP Brasil Energia, o primeiro fundo criado para investimentos no setor elétrico nacional, responsável direto pela implementação de mais de 1.000 MW de geração das mais distintas fontes. Ocupou cargo executivo, entre 1998 e 2003, da Southern Company, tendo coordenado os investimentos da empresa no Brasil. Antes desse período, foi auditor sênior da PwC. Também atuou como conselheiro da Cemig por cinco anos. Em março de 2013, foi eleito conselheiro e presidente da Abraceel e, em março de 2015, reeleito para ambos. No dia 08 de março de 2017 foi reeleito conselheiro da associação.
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie, com MBA em Finanças pelo IBMEC. Iniciou a carreira profissional no mercado financeiro, nas mesas de operação do Unibanco e do CreditSuisse First Boston, com ênfase na operação de juros e câmbio nos mercados do Brasil e Chile. Ingressou no setor elétrico em 1998, logo no início das atividades da Enron América do Sul, tendo participado do desenvolvimento da estratégia e da implantação da comercializadora de energia da companhia no Brasil. Deixou a Enron para fundar a Delta Comercializadora de Energia, empresa associada da Abraceel desde 2002, sendo uma das pioneiras em comercialização de energia elétrica no Brasil. A partir de 2006, a Delta assumiu o papel de trading de commodities, indo além da área de energia elétrica e passou a atuar nos setores de etanol (tancagem e trading internacional) e biodiesel (produção), com escritórios nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto (SP), Rio Brilhante (MS) e nos Estados Unidos e na Europa. Foi eleito em março de 2011 para o Conselho de Administração da Abraceel, sendo reeleito presidente em março de 2021 e ficando no cargo até março de 2023.