MENSAGEM DA DIRETORIA EXECUTIVA
O DESAFIADOR ANO DE 2022
O ano de 2022 foi absolutamente intenso e desafiador e isso não tem apenas relação direta com o meu ingresso como presidente-executivo da Abraceel. Realmente para mim esse foi um ano intenso e desafiador, mas também muito gratificante pelo trabalho desenvolvido em equipe e pelas conquistas alcançadas.
O ano começou quente, com amplo debate envolvendo a abertura do mercado livre para todos os consumidores. O debate no Congresso Nacional avançava com o PL 1.917/2015, mas, principalmente, com o PL 414/2021, de relataria do ex-ministro Fernando Coelho Filho. Já antes do Carnaval circulou um relatório informal da relataria e o mercado se mobilizou para discussão em torno da modernização do setor elétrico.
Nesse contexto, a Abraceel adotou uma estratégia de estudar a “arquitetura” da abertura e produziu 13 estudos e análises sobre diversos pontos-chave desse processo no Brasil. Sem dúvida alguma, demos uma grande contribuição técnica para o avanço das discussões.
Ainda sobre a abertura do mercado, em maio, o tema ganhou também novo encaminhamento no ministério, com a abertura das CP 131 e 137, das quais participamos ativamente, inclusive produzindo um estudo inédito no Brasil, em parceria com a EY, sobre os benefícios, impactos e soluções para uma abertura equilibrada para a cadeia produtiva e, principalmente, para o consumidor, com respeito aos contratos e segurança jurídica.
Felizmente e, finalmente, tivemos em setembro a publicação da Portaria 50 do MME abrindo, a partir de 2024, o mercado livre para todos os consumidores atendidos em alta tensão. Uma conquista histórica. E, como se não bastasse, já no fim de dezembro, recebemos com muita satisfação o relatório final da CP 137, que tratou da abertura integral do mercado a partir de janeiro de 2026. Um documento histórico que comprova o alto grau de consenso em torno dos benefícios e da viabilidade da abertura do mercado elétrico no Brasil.
Ao longo do ano, nas 38 reuniões do nosso Grupo de Trabalho, discutimos com muita propriedade também temas de alta relevância para a Associação, como os relacionados à segurança de mercado e formação de preços. Tivemos o lançamento do Match da Energia, em parceria com a Volt Robotics, e também conseguimos grande convergência com a CCEE e Aneel sobre o tema de segurança, em especial os relacionados ao monitoramento prudencial e garantias financeiras.
Não posso deixar de registrar ainda o envolvimento da Abraceel nas eleições, realizando amplo debate com as principais candidaturas à Presidência da República. Por fim, e não menos relevante, quero agradecer aos nossos associados pelo engajamento e participação. Recebemos em 2022 oito novos associados e temos feito todos os esforços para representar seus interesses com profissionalismo, ética e transparência. É isso que nos move aqui na Abraceel todos os dias.
Rodrigo Ferreira
Presidente Executivo da Abraceel
Arquivo anexo: