Agência CanalEnergia, de São Paulo, Mercado Livre 02/08/2006
Medida abre espaço para permitir a participação do mercado livre na expansão da oferta de energia, segundo Paulo Pedrosa
O presidente da Associação Brasileira dos Agentes Comercializadores de Energia Elétrica, Paulo Pedrosa, sugeriu nesta quarta-feira, 2 de agosto, ajustes nas regras dos leilões de energia nova a fim de permitir que comercializadores possam participar das licitações. O objetivo, segundo Pedrosa, é liberar a contratação de energia de longo prazo por parte desses agentes de modo que os lotes adquiridos possam integrar os portfólios das comercializadoras.
Essa participação hoje não é estimulada”, disse Pedrosa, após participar do segundo dia do 7° Encontro de Negócios de Energia, em São Paulo. De acordo com o executivo, a medida abre espaço para permitir a participação do mercado livre na expansão da oferta de energia para o país, uma vez que haveria previsibilidade de demanda. Além disso, avaliou, as regras sobre a comercialização da energia incentivada poderão trazer incentivos ao segmento de usinas de pequeno porte de diversas fontes, como pequenas centrais hidrelétricas. Segundo Pedrosa, as regras foram debatidas em audiência pública e a regulamentação, pela Agência Nacional de Energia Elétrica, está prevista para acontecer nos próximos dias.