Enviamos, na última semana, contribuição para a Consulta Pública nº20 da Agência Reguladora e Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) sobre a necessidade de separação dos itens que compõem a conta de consumo dos usuários de gás natural no Estado de São Paulo.
Atualmente, a tarifa de gás canalizado é entregue ao consumidor com um preço único, sem discriminar as informações relativas ao preço da molécula, transporte e a margem de distribuição.
A proposta em discussão é separar os itens que compõem a conta de consumo dos usuários de gás natural em São Paulo. Nós, da Abraceel, apoiamos essa proposta!
A transparência nos componentes que integram a tarifa de gás canalizado é um pleito histórico da nossa Associação, dado que a sinalização de preços é possivelmente a principal variável concorrencial considerada pelos consumidores em suas decisões de compra. Dessa forma, a transparência dos valores pagos em suas contas de gás constitui-se numa ferramenta adicional que permite aos consumidores melhor avaliar suas opções de compra e que estimula a competição.
Além de ser um procedimento alinhado com as melhores práticas regulatórias é também um procedimento de baixo custo e fácil execução, que estimula o desenvolvimento do mercado paulista!
Confira aqui o documento completo: https://abraceel.com.br/biblioteca/contribuicoes-e-notas-tecnicas/2021/02/contribuicao-abraceel-separacao-dos-itens-da-conta-de-gas-cp-20-20-arsesp/