No dia 07 de fevereiro, os integrantes do Fórum do Gás se reuniram com o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, com o objetivo de apresentar o colegiado e se colocar à disposição para dialogar para aumentar a disponibilidade de gás natural no mercado brasileiro. A reunião também contou com a presença do deputado federal Baleia Rossi (MDB/SP), empresários e especialistas. O colegiado é presidido por Bernardo Sicsú, Vice-Presidente de Estratégia e Comunicação da Abraceel.
Na ocasião, os representantes do Fórum abordaram os pontos estratégicos para estimular a diversificação e a oferta de gás natural, a redução de barreiras e assimetrias regulatórias, além de promoverem maior competitividade, transparência e isonomia aos preços praticados com o desenvolvimento do mercado livre.
Também foram explicados aspectos como benefícios econômicos da abertura do mercado de gás, destacando-se a redução de 40% dos preços, com economia de R$ 2,4 bilhões, mesmo em um cenário de forte pressão dos preços internacionais.
Durante a reunião, os integrantes do Fórum do Gás destacaram que o gás natural é estratégico na transição energética e que há uma janela de oportunidade única para aumentar a oferta nacional e a entrada de novos agentes no mercado, substituindo rotas de consumo mais poluentes e tornando o gás mais competitivo.
O potencial, no entanto, requer que haja busca contínua por instrumentos capazes de ampliar a competição de mercado, sem subsídios e escolha de campeões nacionais, e se colocou à disposição do Ministro do MME para continuar colaborando com a agenda de desenvolvimento do mercado de gás natural.
Ao final, Alexandre Silveira destacou que está dialogando com o setor para estruturar uma política de Estado que contemple a indústria nacional e convidou os representantes do Fórum do Gás para participar das próximas discussões.