No dia 07 de março, A Abraceel realizou a Assembleia Geral Ordinária (AGO), que contou com participação especial de Gentil Nogueira, Secretário Nacional de Energia Elétrica, que apresentou visão do Ministério de Minas e Energia (MME) sobre a política energética em 2024 para mais de 100 executivos.
Em seu discurso, Nogueira abordou desafios importantes como a universalização do acesso à energia e a necessidade de expandir a matriz energética, destacando a importância da flexibilidade operacional devido ao crescimento da energia solar. Ele também chamou atenção para as estruturas tarifárias do mercado regulado e o aumento dos encargos.
Passando pelo tema abertura do mercado, o Secretário Nacional expressou a preocupação do MME com a justa alocação de custos entre os ambientes livre e regulado, e enfatizou a importância de evitar distorções no setor elétrico.
Nesse contexto, destacou que a pasta de Minas e Energia “vê com bons olhos” a abertura do mercado elétrico no Brasil, pois reconhece os benefícios para os consumidores, mas frisou que o acesso universal ao ambiente competitivo precisa ocorrer de forma equilibrada.