Os integrantes do Fórum do Gás realizaram reunião no dia 13 de março, oportunidade em que foi realizada a eleição para eleger os coordenadores do colegiado.
Lucien Belmonte (Abividro) assumiu como coordenador geral, enquanto André Passos (Abiquim) foi nomeado subcoordenador.
Representantes de outras associações integrantes do Fórum do Gás, como Bernardo Sicsú (Abraceel), Adriano Lorenzon (Abrace) e Luís Quilici (Aspacer), continuarão contribuindo nas atividades como coordenadores adjuntos.
Além da eleição, a reunião foi aproveitada para debater o plano de trabalho proposto para 2024. Entre os temas avaliados, foi proposta a organização de um evento para comemorar três anos de vigência da Lei do Gás, com o objetivo de ampliar a visibilidade e compreensão pública em torno do setor de gás natural e as devidas regulamentações.
A reunião também serviu para revisar os avanços alcançados em 2023, incluindo a expansão e diversificação da oferta de gás, aprimoramento da regulação do setor, e promoção de práticas sustentáveis e de transição energética.
Em 2024, o colegiado pretende seguir trabalhando em questões como acesso a infraestruturas essenciais e a desconcentração da oferta de gás natural, conhecido como “gas release”.