A CCEE realizou a 25ª Assembleia Geral Ordinária no dia 23 de abril para eleger três membros para o Conselho de Administração, de acordo com as regras ainda vigentes do atual estatuto social, aprovar as contas de 2023 e eleger os membros titulares e suplentes para o Conselho Fiscal.
A advogada Gerusa Magalhães, indicada conjuntamente pela Abrace e Abraceel para a vaga da categoria de comercialização e consumo, foi eleita por 99,93% dos votos dos agentes votantes da CCEE. Ela ocupará a vaga do conselheiro Marcelo Loureiro, que optou por não concorrer a novo mandato.
Gerusa é advogada com atuação consolidada no setor, com mestrado em Ciências da Energia pela USP e especialização em Regulação de Utilities de Energia na Florence School of Regulation. É sócia no escritório Magalhães, Reis & Figueiró Advogados, do qual se desligará.
Para a vaga de distribuição, a categoria indicou Vital do Rêgo Neto, que sucederá o conselheiro Marco Delgado, que tinha direito a um novo mandato, mas não foi indicado para a reeleição. Rêgo Neto é graduado em Direito pela UNB e mestre em Direito da Energia pela Universidade de Sorbonne.
Na vaga destinada à categoria de geração, Ricardo Takemitsu Simabuku e Roseane Santos foram indicados, o que provocou votação preliminar entre os eleitores dessa categoria para indicar um único candidato – Simabuku venceu por 63% contra 37% – o que possibilitou levar seu nome ao escrutínio da Assembleia, onde foi eleito.
Engenheiro elétrico formado pela USP, gestor público com larga experiência no Ministério de Minas e Energia, nas superintendências de Regulação dos Serviços de Geração, de Estudos do Mercado e de Regulação Econômica e Estudos do Mercado da Aneel e na própria CCEE, ele assumirá a vaga da conselheira Talita Porto, que não tinha direito à recondução.
Em seguida, houve a eleição para o cargo de Vice-Presidente do Conselho de Administração da CCEE, que levou Gerusa Magalhães para a posição, e também, a aprovação de profissionais indicados para as seis vagas no Conselho Fiscal da Câmara, sendo três titulares e três suplentes. Os titulares são Bruno Bastos Rezende (Neoenergia), Kleberson Luiz da Silva (Copel) e Talisa Rezzieri (Engie). Os suplentes são André Millions Coutinho (Eletrobras), Gustavo Cavalcante de Carvalho Rocha (Celesc) e Juliano Alexandre Cordeiro de Seixas (Cemig).