A valorização das agências reguladoras, por meio de medidas que prevejam recursos humanos e financeiros suficientes para a condução das respectivas agendas regulatórias, foi tema de reunião de representantes de associações de classe dos setores de energia elétrica, óleo, gás e infraestrutura com a Ministra de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, no dia 10 de julho. A Abraceel, representada pelo Presidente-Executivo, Rodrigo Ferreira, participou do encontro.
Durante a reunião, as associações enfatizaram a importância dos investimentos realizados nos setores representados e expressaram preocupação com a deterioração das condições de trabalho nas agências reguladoras e no Ibama, que enfrentam defasagem salarial, contingenciamento de recursos financeiros e falta de infraestrutura adequada.
A Ministra reconheceu a defasagem salarial acumulada desde 2016 e afirmou que o governo está tomando medidas dentro das limitações orçamentárias e do teto de gastos.
Esther Dweck também mencionou iniciativas de modernização e inovação das agências reguladoras e do serviço público em geral, solicitando o apoio dos setores produtivos para a implantação dessas ações.