No dia 13 de janeiro, a Abraceel realizou reunião com o Conselho de Administração da CCEE para detalhar as sugestões de aprimoramento (https://abraceel.com.br/blog/2024/11/abraceel-apresenta-contribuicoes-para-monitoramento-prudencial-a-aneel-e-ccee/) do programa de monitoramento prudencial entregues pela Associação em dezembro de 2024.
As propostas abrangem a marcação a mercado (MtM) no cálculo do Patrimônio Líquido Ajustado (PLA), métricas de alavancagem e frequência de atualização do PLA e responsabilização dos administradores em caso de descumprimento de normas.
Foi discutido que o aprimoramento como um todo será fruto de um debate que será ampliado pela Aneel, pois nem todos os pontos passíveis de melhoria podem ser resolvidos exclusivamente no âmbito da regulação vigente.
A CCEE informou que continuará revisando e aprimorando os mecanismos de segurança ao longo de 2025, priorizando testes e consultas com agentes de mercado antes de implementar mudanças significativas.
As propostas da Abraceel foram bem recebidas, mas ajustes e validações adicionais serão realizados para alinhar as medidas às demandas e características do mercado de energia elétrica.